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7 alavancas para gerar caixa na empresa e crescer

Finanças

7 alavancas para gerar caixa na empresa e crescer

leandroo
Escrito por leandroo em setembro 30, 2022
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Gerar Caixa, quando pensamos em falar sobre o crescimento e da escalabilidade das empresas, isso envolve a disponibilidade de recursos e o financiamento para empresas. Mais como fazer para ter recursos?

A maioria dos empresários consideram recursos de Equity e Capital de Risco, e outras formas de captação que estão, ou escassas, ou muito caras. Mas, nós vamos falar neste artigo sobre recursos financeiros próprios, como melhorar os resultados financeiros e reverter para investir em crescimento.

Afinal, dívida, bancárias ou não, são caras e investidores estão escassos, então nada melhor do que contar com recursos próprios.

É possível a empresa financiar seu próprio crescimento. Mais para isso é necessária muita disciplina e ampliar os horizontes sobre o sucesso financeiro. Muitos empreendedores não dão atenção para o fluxo de caixa, e podemos dizer que isso é essencial.

Então, vamos juntos neste artigo saber mais sobre a melhora dos resultados financeiros.

1- Fluxo de Caixa ou Lucros, o que você escolhe?

Durante meus 25 anos em minha trajetória profissional, observei muitas empresas com crescimento acelerado, com boas margens e que sucumbiram ou faliram durante esse período.

Qual foi o problema que levou a falência destas empresas?

A falta de caixa e de capital para sustentar o seu crescimento.

Pode parecer um contrassenso, mas existem diversos exemplos empresariais que abriram mão de lucratividade inicial para crescerem.

O melhor exemplo disso é a gigante Amazon que nos primeiros anos tinha uma operação deficitária, mas uma capacidade enorme para gerar caixa. Essa estratégia funcionou pelo fato de não operar com estoques e assim se diferenciar das livrarias tradicionais.

Outro exemplo de sucesso é a DELL em sua operação Just in Time contra a Gigante HP. Quem levou a melhor?

Portanto, se tiver que escolher entre em Caixa e Lucro? (Fique com os dois), mas no curto prazo é possível pensar em caixa. Publicamos um artigo com perguntas simples para verificar se você pensa em Caixa minimamente.

Existe um ditado para isso, “Receita é vaidade, lucro é sanidade e o fluxo de caixa é o rei”. O fluxo de caixa é o que salva uma gestão.

É claro que esse fluxo de caixa precisa ser bem utilizado, senão ele vira uma vazão de dinheiro pela má gestão. Então, gere caixa e invista na empresa de forma inteligente.

2- Como medir o sucesso financeiro empresarial

O lucro é o que importa. Temos até um método que utilizamos para gerar mais resultados nas empresas que atendemos. Ele está na lista de Cursos do Gescola – Escola de Gestão. Lucro em 1.º Lugar – Transforme os Resultados na sua empresa.

Mas com certeza o sucesso empresarial não pode ser medido somente pelo lucro. Existem empresários que olham também para o Patrimônio Líquido, se você faz isso esqueça esse método.

Existem duas formas de medir, que devem ser combinadas para uma análise mais adequada.

  • Pelo Fluxo de Caixa;
  • Pelo Rendimento.

Um dos indicadores mais indicados para fazer essa verificação é a análise de DuPont. O seu indicador e sua decomposição ajudará a entender as dinâmicas acima. Esse índice é o RAOL (Retorno sobre os Ativos Operacionais Líquidos).

RAOL = Lucro/Ativo Operacional Líquido = (Lucro/Receita) X (Receita/Ativo Operacional Líquido), onde;

Ativo Operacional Líquido é o Ativo Operacional – Passivos Operacionais + Ativos Fixos.

Em um exemplo de resultados para análise temos:

Supondo uma empresa com os números acima,

O Lucros/Receita mede a Margem, que representa a eficiência operacional da empresa.

A Receita/Ativo Operacional Líquido, que representa o giro do ativo diz respeito sobre a capacidade da empresa em gerar recursos com uma determinada quantidade de ativos.

Essas duas medidas representam o Retorno sobre os investimentos operacionais. Essa é a forma certa de entender o sucesso na estratégia financeira.

3- Quais são os impulsionadores do Sucesso Financeiro

Bem, ao longo do texto observamos que o lucro não representa nada se não tiver relacionado com o retorno sobre o investimento da empresa.

Ram Charan, professor de Harvard menciona isso neste vídeo emblemático, eu achei que no exemplo final, o empresário iria reverter o resultado e ele faliu, veja como o senso comum pode enganar.

Agora devemos saber que o retorno não é algo que simplesmente mudamos através de simples ações, elas estão relacionadas a quatro principais itens impulsionadores dos resultados, são eles:

a- Lucratividade

O primeiro ponto para melhorar o retorno e o caixa é a lucratividade. Esse é um dos temas que os empreendedores mais dão atenção, mas ele isoladamente não garante o sucesso.

b- Gestão do Capital de Giro

O Capital de Giro são os recursos utilizados para realizar os investimentos operacionais para a operação da empresa. Ele é representado pelo Contas a Receber e pelos Estoques.

A forma natural de financiamento deste investimento operacional é o Contas a Pagar dos Fornecedores.

Quando um fornecedor é pago antes do recebimento de uma venda, existe uma necessidade de capital de giro, conforme a figura abaixo. Essa necessidade é normalmente coberta por recursos dos sócios ou de terceiros.

c- Gestão de ativos não circulantes

No Ativo não Circulante normalmente temos os investimentos de capital e intangíveis. Em organizações ágeis o volume de recursos dispendidos para esses investimentos é mínimo, liberando recursos para o giro.

d- Fluxo de Caixa/Financiamento

Esse impulsionador diz respeito sobre o grau de financiamento e a capacidade de se financiar. É um item muito observado pelos Bancos para oferecer novas linhas.

Os principais indicadores a medir são:

  • Dívida Líquida
  • Fluxo de Caixa Líquido
  • Relação Dívida/Patrimônio
  • Cobertura dos juros

4- As 7 alavancas para melhorar o resultado e financiar o crescimento

Conhecidos os impulsionadores, temos 7 principais alavancas financeiras que provocaram melhoras nos resultados financeiros de sua empresa.

Você pode avaliar a mudança de 1% ou 1 dia em cada alavanca para mensurar o resultado, em termos de Fluxo de Caixa e de Lucro. Desta forma é possível priorizar ações para a melhora financeira.

Vamos agora às alavancas:

a- Preço

Uma forma de melhorar resultados é elevar o preço de seus produtos e serviços. Mas daí você me diz que é difícil, não é mesmo?!

Bem, existem algumas técnicas de ampliar o sortimento com produtos de maior valor agregado com realização de upselling que podem funcionar. Outra forma é utilizando o Neuromarketing como estratégia para ancoragem de preços.

Sabendo disso, não tem desculpa para não cuidar deste componente, hein!

b- Volume

Outra questão difícil são os aumentos de volume. Aqui também vale a questão do sortimento para realizar o crosselling além de melhorias em prospecção e fechamento de vendas.

Separei algumas dicas publicadas na Exame para você: 8 dicas para aumentar suas vendas | EXAME

c- Custos dos Produtos Vendidos

Aqui vale a pena revisitar os custos de matérias primas, encontrar materiais substitutos mais baratos e até reformular ou fazer redesenho de produtos.

Você não tem ideia do resultado de um parafuso a menos no projeto de um fogão para uma Indústria, vale a pena pensar nisso, claro, de forma estratégica.

d- Despesas Operacionais

Dizem que Despesas Operacionais são como unhas, se não aparadas elas vão crescer e incomodar. Corte sempre essas despesas.

e- Contas a Receber

Nas contas a receber seu desafio é receber o quanto antes pelas suas vendas, algumas dicas neste sentido são:

  • Redução do prazo de pagamento;
  • A venda à vista com uma parceria financeira (Bancos) para financiar a compra para os clientes;
  • Agir mais rápido sobre os inadimplentes.

f- Estoques e Trabalho em Andamento

Lembra-se do exemplo da Amazon? Trabalhar com estoques de terceiros é uma ótima saída para reduzir os dias de inventário de sua empresa. Pense também em:

  • Tempo de produção mais curtos;
  • Produção sob encomenda;
  • Melhorias no planejamento de produção;
  • Utilização de Cross Docking.

g- Contas a Pagar

Por fim as contas a pagar, na qual você deve pensar em como postergar ou pagar mais lentamente seus fornecedores (sem atrasar o pagamento).

  • Renegocie os prazos mais curtos que possui;
  • Pague em dias fixos;
  • Utilize financiamentos operacionais de prazo.

Outras dicas no artigo que recomendei na seção de contas a receber.

Conclusão: Por onde começar

Imagino se você leu o artigo até aqui, que mudamos um pouco da forma de ver o seu financeiro e como ele pode ser estratégico.

O primeiro passo é você levar ao conhecimento para a gestão da empresa. Caso você não tenha uma equipe financeira pode contar com os nossos serviços de CFO as a Service.

Você deve provocar o planejamento atrelados as alavancas que comentamos aqui, com avaliações periódicas e com o cálculo dos retornos.
Se esse artigo ajudou, dê um joinha (sempre quis dizer isso aqui, rs) ! 🙂

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