Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
O que um CFO pode fazer por uma PME

Finanças

O que um CFO pode fazer por uma PME

leandroo
Escrito por leandroo em outubro 10, 2022
Junte-se aos empreendedores que não param

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sua empresa tem um CFO? Se você é sócio de uma PME pode até ser que não saiba qual seja esse profissional tão essencial.

É um fato que com a multiplicidade de atribuições de um empreendedor e obrigações, a área financeira seja negligenciada. Existe um mito de que o financeiro se trata de uma atividade operacional, se restringindo ao contas a pagar, a receber e verificação do Banco.

Mas é sobre isso que vamos tratar neste artigo. Falar sobre o que é, o papel e os benefícios de um CFO.

Vamos ir também além, e dizer como você empresário de uma PME pode ter esse profissional e ter os mesmos benefícios de gestão das grandes empresas.

Para iniciar, CFO é a sigla para Chief Financial Officer, que em português se trata do Diretor Financeiro, vamos agora desmistificar esse profissional.

O papel do CFO em uma empresa

Um CFO ou diretor financeiro cumpre um papel fundamental nas empresas mais muitas vezes não conhecido. Estamos muito acostumados a entender o papel do financeiro como uma atividade operacional de BackOffice, tais como:

O papel do CFO não pode ser confundido na gestão e estratégia de uma empresa. É dele a responsabilidade de que a empresa gere o máximo valor com suas operações.

Nesse papel fundamento, de direcionamento da empresa para a geração máxima de valor, o CFO, concentra sua atividade em 3 áreas principais:

1. Recursos: Gestão e utilização eficiente de recursos

O CFO é o guardião do caixa da empresa, e para isso ele não tem somente que gerir, como utilizar ele de forma eficiente para trazer o maior retorno.

Desta forma o Diretor Financeiro (CFO), garante que existam recursos disponíveis na empresa agora e no futuro.

Assim, garantir a Margem do Produto, buscar condições de pagamento, trabalhar a entrada dos recebíveis, e aplicar de forma estratégica tem muito com esse pilar.

Sem esquecer que quando não há recursos, o CFO é responsável por captar recursos com o menor custo, seja por dívida ou equity.

2. Riscos: Avaliar e Mitigar

Não falamos de valor? Pois bem, o CFO tem que mitigar os riscos disso não acontecer da forma esperada pela empresa.

Para isso ele monitora e cria ações para reduzi-los, tanto os riscos internos, como externos.

Do lado dos riscos internos, temos a própria operação da empresa, os controles e procedimentos, a conformidade legal e tributária da empresa.

Sem se esquecer de riscos externos. Aqui entra uma habilidade essencial nos CFO, a leitura de cenário. Os riscos externos podem estar relacionados ao contexto econômico e político, o ambiente concorrencial e concentrações de receita.

É papel do CFO garantir que o risco em se materializando seja rapidamente absorvido e resolvido pela empresa.

3. Estratégia Corporativa

Na estratégia, o CFO tem um grande papel de monitorar de forma constante se a estratégia está sendo cumprida, se existem correções de rumo, ou se é necessária uma reavaliação de cenários.

Ele faz isso com relatórios, indicadores, dashboards e todo tipo de dados. Então o CFO é o embaixador por tornar a empresa Data Driven, ou seja, que suas decisões sejam orientada por dados.

Isso facilita muito a entender se os caminhos percorridos pela empresa a levaram para o lugar esperado ou não.

Quais são as habilidades de um CFO

Já que falamos um pouco do papel do CFO, vamos falar de suas habilidades. A habilidade de processos é somente parte não significativa, já que a operação é apenas um pedaço do seu trabalho.

O CFO tem grandes responsabilidade de leitura de cenários, execução de projetos, análise de dados, entre outros. Assim, as habilidades destes profissionais são.

  • Visão do todo – Um CFO precisa entender não só de finanças, mais também de negócios, operações e estratégia.
  • Data Driven – Não tem como um CFO não ser orientado para dados. Esse é um instrumento essencial para a tomada de decisões.
  • Habilidade de gerenciamento de crises – Vimos que um CFO está sempre atento aos Riscos. Portanto, as crises ocorrerão, antecipá-las e mover a organização no seu enfrentamento.
  • Domínio de novas tecnologias – A atividade financeira nas empresas tem sido destaque nos últimos anos com as evoluções tecnológicas. Não raro o CFO também assume o papel de TI em algumas empresas.

Desde o COVID 19 o papel do CFO está mais ligado a transformação estratégica das organizações como demonstra esse estudo da McKinsey.

Como um CFO pode conduzir uma empresa nos primeiros dias

Um CFO quando inicia na empresa deve atender a algumas necessidades sensíveis ao tempo. Alguns exemplos são os demonstrativos contábeis e os controles internos, principalmente se a empresa tiver exigências SOX.

Porém, ao passo de cuidar destes pontos ele deve se envolver com iniciativas estratégicas e transformacionais. O seu trabalho deve permitir que a empresa adote o gerenciamento baseado em valor e a estratégia do centro de processo.

Vamos ver quais iniciativas ele deve executar.

Faça uma auditoria de criação de valor

Esse é o momento em que o CFO entende o que impulsiona o negócio da empresa. Isso inclui entender como a empresa ganha dinheiro, suas margens, e o retorno do capital investido.

Ao mesmo tempo, o CFO deve já avaliar possíveis formas de melhorar esses direcionadores. Isso pode ocorrer por:

  • Novas fontes de crescimento;
  • Melhorias operacionais;
  • Mudanças no modelo de negócio.

Ele deve se lançar na organização, entrevistar boa parte das lideranças da empresa e com isso já deve estreitar o seu relacionamento com essas pessoas.

Entenda as informações disponíveis na empresa

Como o CFO atua com dados para suas inferências, fazer a auditoria de valor é entender todas as fontes de informações disponíveis.

Aqui, ele já terá claro alguma necessidade de dados o que permitirá encontrar GAPs e evoluções em dados e sistemas de informação.

O CFO também deve observar a perspectiva externa da empresa, conversando com clientes e fornecedores.

Assim o CFO estará claro como pode atuar na estratégia nas próximas etapas.

Suporte os líderes e sócios da empresa

Após fazer o entendimento das informações e da geração de valor, ou seja, aprender as regras, o CFO tem a oportunidade de atuar onde é necessário.

Por isso ele deve entender a agenda da empresa e conduzir o CEO através desta agenda. O CFO se torna um líder dos líderes, permitindo a execução mais eficiente da estratégia empresarial.

Fortaleça os processos financeiros

Para ganhar tempo na priorização de agenda estratégica, a operação financeira deve funcionar bem. Por isso sempre indicamos aos nossos clientes começarem pelo BPO e após engatar as Finanças Estratégicas.

Não raro são os casos de problemas com sistemas, falta de treinamento dos colaboradores ou a estrutura estar desorganizada.

No caso de PME’s há ainda os fornecedores externos, como a contabilidade, que até por dificuldade de informação não possui processos e relatórios adequados para a análise da empresa.

O CFO pode ainda encontrar processos inexistentes que ele deve implementar como.

  • Como orçamento e análise de budget;
  • Reporting de performance;
  • Reporting de Contabilidade;
  • Estrutura otimizada de impostos.

Claro, após esses passos o CFO terá mais segurança para avançar no escopo que tratamos mais acima.

Benefícios esperados nas Empresas e PMEs que possuem um CFO

Um CFO, mesmo que part time na empresa trazem muitos benefícios.

Tivemos uma transformação recente nas empresas por causa da Pandemia de COVID 19 e observamos que aquelas que mantinham esse profissional se adaptaram melhor e mais rápido.

Além disso, o foco em estratégia e finanças podem ajudar a capturar ganho de valor que não eram exploradas. vejam os benefícios que as empresas observam:

  • Gestão mais efetiva do caixa – Com otimização dos recursos disponíveis, melhoria no capital de giro e análise das necessidades futuras.
  • Melhor organização das informações financeiras e contábeis – O CFO modifica a base para obter informações uteis ao negócio. Empresas que buscam captar recursos de equity tem aqui um grande benefício.
  • Criação de indicadores e métricas chave para o negócio – O CFO conecta as informações e dados financeiros ao negócio. Isso permite demonstrar o nível de maturidade da empresa e seu amadurecimento no planejamento.
  • Desenvolvimento de cultura Data Drive – Temos a valorização do negócio por dados e o seu entendimento.

CFOaaS – Como uma PME pode ter um CFO

Se você leu até, deve estar se questionando se sua empresa tem capacidade para contratar um Diretor Financeiro CFO para essas atribuições.

Costumo pensar que se o papel de um profissional deste é criar valor, porque ignorar o seu impacto nas PME.

Existem opções de contratação de serviços part time de um CFOaaS. Neste serviço você tem a dedicação parcial do profissional e já garante todos os benefícios para acompanhar o crescimento. Mais do que a execução de um processo é preciso transforma-lo em dados, analises e estratégia.

Aqui na Kashflow, participamos de todos os momentos de sua necessidade, desde a terceirização do financeiro, até as finanças estratégicas. Solicite um orçamento, você irá se surpreender.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “O que um CFO pode fazer por uma PME”

Como tornar sua empresa PME Data Driven e quais os benefícios

[…] Finanças […]

O que é um CFO terceirizado - Kash Flow

[…] Finanças […]

KashFlow – CFOaaS

Fundada em 2022, a KashFlow apoia PMEs e Startups a estruturarem seus processos financeiros.

 

Isso permite terem mais lucratividade e a garantirem a sobrevivência com boas soluções financeiras.

 

Ser um Kasher significa: ser parceiro e envolvido + estar cercado de gente boa + estar disposto a aprender.

 

KashFlow, trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.

 

Rua Sergipe, 475 – Sala 401 – Higienópolis, São Paulo – SP, 04021-051

 

Tel: +5511 5198-8900

 

CNPJ: 48.417.292/0001-99

Depoimentos