Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
5 melhores práticas de contas a pagar para sua PME

Finanças

5 melhores práticas de contas a pagar para sua PME

leandroo
Escrito por leandroo em dezembro 11, 2022
Junte-se aos empreendedores que não param

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já pagou contas em atraso ou duplicadas em sua empresa? Talvez esse não seja o seu caso, mais boas práticas de contas a pagar pode ajudar muito a sua PME ou startup.

Afinal toda empresa, para realizar suas operações, precisa se relacionar com fornecedores, prestadores de serviço e outros tipos de pessoas e empresas. Nesse sentido, uma boa gestão de contas a pagar deve começar antes mesmo de qualquer contratação.

Tornar o seu processo de Contas a Pagar mais eficiente pode te trazer enormes benefícios como reduzir custos, evitar multas e desgastes no mercado e ainda facilitar a geração de caixa. Vamos ver 5 práticas recomendadas e que poucos empreendedores se atentam.

Crie um fluxo de trabalho padronizado

O processo de contas a pagar tem muitas etapas. Elas podem começar desde o processo de compra, com o registro do fornecedor, conferência dos documentos, o registro da nota fiscal no sistema e o processamento do pagamento.
Independente das etapas deste processo em sua empresa, determinar o seu fluxo de trabalho reduz a possibilidade de erros e fraudes. Além disso, possibilita o controle e permite que você entenda e analise suas finanças.

Não se trata de estabelecer burocracia, mas sim de ter uma rotina. Isso vai simplificar tornar familiar o procedimento aumentando a eficiência, pois todos saberão quem é responsável por cada etapa.

Aqui na Kashflow utilizamos um BPM (sistema de gerenciamento de processos). Nosso fluxo é estabelecido e permite registrar todas as contas e provisionar corretamente uma conta a pagar, um reembolso ou uma despesa recorrente de cada um dos nossos parceiros de negócio.

Registre corretamente um fornecedor

A primeira etapa de qualquer cadastro de compras e de contas a pagar é o cadastro do fornecedor. Muito se evita se você cuidar deste registro corretamente.

Ter um padrão e usar as informações legais como CNPJ e Inscrição Estadual evitam a duplicidade. Se não estabelecer um padrão, já vimos muitos cadastros serem duplicados e o Contas a Pagar ficarem confusos, com eventos cadastrados em mais de um fornecedor no sistema.

Alguns sistemas permitem que os registros não sejam duplicados, porém, a falta de atenção a esse registro produz falhas.

Aqui, ficam outras oportunidades, como uma revisão restritiva do fornecedor no mercado e até a formalização das condições de fornecimento. Em alguns negócios isso pode muito fazer sentido.

Nos serviços de BPO que oferecemos, cadastramos todas as informações dos fornecedores evitando duplicidades, e temos a possibilidade de fazer as verificações nos bureaus de crédito.

Trate corretamente o adiantamento ao fornecedor

Infelizmente adiantamento a fornecedores confundem departamentos financeiros de PME’s quando estes utilizam sistemas de gestão financeiros não contábeis. Estes não possuem opções de registros de adiantamentos.

O correto nestes casos é que os valores adiantados não sejam considerados nos resultados como despesas e nem no fluxo de caixa. Eles devem ser registrados em contas financeiras e “liquidados” assim que a nota fiscal estiver emitida.

Essas é inclusive a orientação de sistemas como Conta Azul e Omie.

Porém, se o analista financeiro não tiver essa orientação, pode registrar de forma incorreta, até duplicando a visão da despesa para a empresa, e prejudicando a análise de margem e dos resultados.

Por isso ter um background especializado sobre a equipe pode produzir bons resultados no processo e permitir que você use informações financeiras corretas.

Registre todas as suas contas a pagar com as categorias corretas

Os registros em categorias adequadas para cada conta a pagar permite que sua empresa entenda onde sua empresa está gastando.

Essa é a informação que permitirá que você aumente a lucratividade e reduza custos. O problema é que nem todas as empresas possuem um processo de classificação e um plano de contas adequado para isso.

Nosso plano de contas tem um conceito por pacotes. É o mesmo adotado pela Ambev na sua gestão de budget. Isso facilita muito a leitura e organização das contas.

Vamos a um exemplo disto. Pensemos em gastos com aplicativos, hoje em dia utilizamos vários em várias áreas da empresa, e muitas PMEs classificam isso como despesas com sistemas que seriam dispendios da área de TI.

Como usamos o conceito de pacotes, podemos associar o gasto ao pacote mais adequado. Assim os aplicativos utilizados para vendas ficam alocados nos pacotes comerciais. Os sistemas de atendimento ao cliente nos pacotes de operações e os sistemas internos nos pacotes administrativos.

Desta forma, quando fizermos projetos de melhorias, cada área da empresa poderá analisar e tomar melhores decisões sobre os aplicativos que utilizam para seus objetivos.

Pensando em possibilidades, isso ainda possibilita criar o conceito de “donos” matriciais.

Fluxo de Caixa – Dados fictícios

Acompanhe os saldos de contas a pagar com um relatório de vencimentos

Acompanhe a idade do seu contas a pagar. Para isso o ideal é ter um relatório de acompanhamento para não perder os prazos e ver quais são os fornecedores mais importantes da lista.

Ter prazos longos no mercado ajuda na sua geração de caixa. Erros nos pagamentos além de gerarem multas podem prejudicar a concessão de crédito e você conseguir prazos.

Portanto, essa revisão é essencial. Faça disso um ritual de gestão em sua rotina. Ter essa informação em tempo real é essencial para a empresa. Falamos disto no artigo 5 razões da importância de dados financeiros em tempo real

Obtenha ajuda especializada para controlar as finanças de sua empresa

A KashFlow é uma empresa especializada em finanças para PMEs e Startups.

Temos soluções que vão da terceirização dos processos financeiros com BPO, ao apoio de finanças estratégicas sendo o CFO nas reuniões de sócios e conselhos consultivos.

A experiência dos nossos sócios em grandes cias e com PME’s permitem que nós levemos sempre boas práticas. Isso possibilita que os empreendedores e founders possam focar no crescimento e escala de suas operações enquanto a gente configura e opera os processos financeiros.

Marque uma reunião com nossos consultores e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

KashFlow – CFOaaS

Fundada em 2022, a KashFlow apoia PMEs e Startups a estruturarem seus processos financeiros.

 

Isso permite terem mais lucratividade e a garantirem a sobrevivência com boas soluções financeiras.

 

Ser um Kasher significa: ser parceiro e envolvido + estar cercado de gente boa + estar disposto a aprender.

 

KashFlow, trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.

 

Rua Sergipe, 475 – Sala 401 – Higienópolis, São Paulo – SP, 04021-051

 

Tel: +5511 5198-8900

 

CNPJ: 48.417.292/0001-99

Depoimentos