Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
5 razões da importância de dados financeiros em tempo real

Finanças

5 razões da importância de dados financeiros em tempo real

leandroo
Escrito por leandroo em dezembro 8, 2022
Junte-se aos empreendedores que não param

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É provável que você já tenha ouvido falar sobre decisões com dados em tempo real. Isso tem se tornado bastante comum com as ferramentas e serviços baseadas em nuvens.

Com as informações financeiras não têm sido diferente, principalmente com as opções de open banking. Com as informações e demonstrações financeiras das PMEs e Startups também tem ocorrido algumas revoluções recentes.

Não é preciso mais esperar por relatórios de contabilidades terceirizadas que demoram as vezes meses para chegar até empreendedor ou o founder para iniciar as análises e a definição de estratégias.

Dados financeiros transparentes e atualizados mostram a posição financeira de sua empresa em tempo real. Operar em um mercado concorrido significa que você tem que ficar atento no fluxo de caixa, nas vendas e nas despesas a todo momento.

Vamos saber mais sobre como ter informações adequadas e disponíveis em tempo real.

O que são dados financeiros em tempo real?

Instantâneo – Essa é a melhor definição de tempo real para os negócios hoje em dia. Não dá mais para aguardar tempos para a tomada de decisões e o endireitamento de estratégias.

PMEs e Startups são cias que tem no seu cerne a velocidade como seu principal ativo, e não ter informações financeiras pode prejudicar a toma da de boas decisões.

Pense em informações e dados financeiros. No que isso pode te ajudar? Seus relatórios contábeis te entregam esse poder de análise? Seu controle em planilhas estão adequados para isso?

Essas perguntas são importantes e se você quiser manter um controle firme de suas finanças empresariais terão que fazer mudanças que permitirão isso, e hoje é bem possível.

Manter o controle online permitirá você ajustar sua gestão antes mesmo que um problema se concretize e você e sua empresa pode ganhar muito com isso.

O que são considerados dados financeiros?

Para PMEs e Startups os seus dados financeiros podem consistir em:

Esses relatórios contribuem para os números finais de uma empresa, incluindo lucro líquido, lucro bruto. A boa notícia que as ferramentas e ERPs SaaS disponíveis e que utilizamos como OMIE e Conta Azul entregam essas informações e para outras utilizamos Data Studio para construí-las.

Relatórios financeiros em tempo real x relatórios contábeis tradicionais

É verdade, os contadores são responsáveis ​​pelos relatórios financeiros. Essa é uma enorme responsabilidade e as informações são reconciliadas no final do período. Mas o tempo de entrega desses números leva mais de um mês.

Assim, é mais fácil obter uma visão completa quando todos os dados relativos às suas finanças estão atualizados e são íntegros. Quando você tem uma empresa de BPO Financeiro como a KashFlow, com especialistas financeiros os números estão sempre a sua disposição.

O DRE Contábil, por exemplo, quando for entregue pelo seu serviço de contabilidade, pode já não refletir com precisão a situação financeira da empresa no momento que você for analisar. Ou ainda, a sua situação de caixa pode ter piorado de forma a não ter mais reversão quando for analisar um relatório.

Com relatórios financeiros você toma decisões a medida que obtém dados e eles estão a sua mão.

Benefícios da dos Dados Financeiros em tempo real

Existem vários benefícios de relatórios financeiros em tempo real, mas aqui estão as cinco principais vantagens que consideramos mais importantes para as empresas.

a. Sem atraso nos Relatórios Financeiros

Durante uma crise econômica como a da COVID sua empresa pode necessitar de recursos. Relatórios financeiros atualizados e acessíveis podem te preparar para falar com investidores e para a captação de recursos em bancos.

Além disso, problemas de caixa são inimigos, número 1 de PMEs, se você tiver problemas, seja o primeiro a saber e a tomar medidas.

b. Números precisos de lucros e perdas

Sua gestão deve sempre focar em elevar sua margem de lucro. Monitorar esse indicador permite que você possa fazer ajustes nas despesas para equilibrar as margens.

Fizemos um ajuste no plano de contas para ficar mais fácil o entendimento e análise do que acontece na empresa de forma mais fácil e rápida permitindo até adotar o conceito de donos matriciais.

c. Detecção de Fraudes e Erros

Quando erros são corrigidos eles evitam que problemas se tornem uma bola de neve. Transações atualizadas e revisadas permitem que empreendedores detectem problemas rapidamente.

d. Decisões e planejamento de negócios precisos

PMEs precisam agir com rapidez e corrigir o rumo a todo o momento com decisões de marketing, produto, compras.

Atrelar a informação financeira a esses processos permitem ampliar o poder das decisões e ao planejamento preciso e certeiro.

e. Previsão com informações atuais

Trabalhar com informações atuais oferece uma visão do futuro financeiro da empresa. Não há necessidade de trabalhar com estimativas quando suas contas estão atualizadas.

Como ter dados financeiros em tempo real

Relatórios financeiros em tempo real produzem números precisos. Assim você pode se antecipar a quaisquer problemas de fluxo de caixa, tomar decisões de negócios lucrativas e garantir que todas as contas estejam livres de erros.

Contar com um serviço de terceirização do Financeiro como a KashFlow que utiliza BPM de processos, ferramentas financeiras simples como a Conta Azul (que permite ter informações em aplicativo de celular) e metodologias adequadas como plano de contas em pacotes, permitem que sua PME avance rapidamente com o apoio de dados financeiros.

Marque um papo com nossos consultores para entender como podemos ajudar sua empresa.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

KashFlow – CFOaaS

Fundada em 2022, a KashFlow apoia PMEs e Startups a estruturarem seus processos financeiros.

 

Isso permite terem mais lucratividade e a garantirem a sobrevivência com boas soluções financeiras.

 

Ser um Kasher significa: ser parceiro e envolvido + estar cercado de gente boa + estar disposto a aprender.

 

KashFlow, trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.

 

Rua Sergipe, 475 – Sala 401 – Higienópolis, São Paulo – SP, 04021-051

 

Tel: +5511 5198-8900

 

CNPJ: 48.417.292/0001-99

Depoimentos