Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como empreendedores podem usar informações financeiras?

Finanças

Como empreendedores podem usar informações financeiras?

leandroo
Escrito por leandroo em dezembro 8, 2022
Junte-se aos empreendedores que não param

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ter informações financeiras é muito útil para gerir negócios como empreendedor de uma PME ou Startup. E o melhor momento para iniciar a fazer corretamente é no primeiro dia de vida da empresa.

É claro, a sua primeira prioridade na empresa não é cuidar dos lucros. Vai ser encontrar o ICP (cliente ideal), testar seu MVP, colocar o produto no mercado e vender.

Mas, logo na sequência disso tudo, precisará gerar lucros, colocar a casa em ordem e procurar um investidor. Ter os números e informações financeiras te trará um enorme diferencial competitivo.

Registrar informações financeiras de forma precisa e consistente é a chave para ter informações para tomar decisões de negócio inteligentes.

E já que está lendo este artigo, você não deve cometer esse erro, vou te explicar o motivo. Vamos lá.

Como empreendedores podem usar informações financeiras?

Informações financeiras são bastante uteis. Elas podem compor demonstrações que são as melhoras formas de ter uma “fotografia” instantânea sobre a situação da empresa. Elas ainda podem ser utilizadas em indicadores que indicam situações estratégicas dentro da empresa.

Um exemplo disso, são as despesas e receitas organizadas em planos de contas em pacotes como fazemos com nossos clientes. Essa organização já irá gerar uma excelente informação para entender o comportamento de determinada linha de gastos e possibilitar a sua gestão e redução, por exemplo.

Essas informações servirão para analisar tendencias, calculo de projeção, permitir a análise para orçar ou ainda de comparação com outras empresas e negócios em um investimento.

Ao contrário do que muitos pensam, estruturar as informações gerenciais, é uma excelente forma de controle e gestão da empresa. Com soluções simples pode-se ganhar eficiência e gerar mais caixa e lucros na empresa.

Quando usar informações financeiras

As PMEs são reconhecidas por serem bastante ágeis no comportamento empresarial e permitirem terem ações estratégicas bem rápidas. Então embora a recomendação é estar sempre atenta às finanças, existem dois momentos em que podemos olhar as informações financeiras com muita atenção.

Reuniões periódicas de sócios ou conselho

Se você ainda não tem uma reunião de sócios, é essencial que tenha esse ritual. Faça ele mensal. Tudo bem que você encontre seu sócio e converse com ele todos os dias. É necessário que você sente com ele para analisar não somente as finanças, mas toda a empresa, como operações, marketing e produto.

Desta forma, todos absorvem a estratégia e ficam cientes do andamento dos negócios de forma plena.

Nós aqui da KashFlow provocamos muito manter esse ritual periódico e ajudamos que ele ocorra. Contribuimos com a análise e com a interpretação dos dados e demonstrativos financeiros em conjuntos com os outros temas estratégicos da empresa.

Sempre que houver uma nova estratégia de crescimento

Se lembre que toda aceleração de crescimento requer um esforço de capital da empresa e que ela deva estar preparada para isso, seja com caixa ou com alguma estratégica de captação de recursos.

Uma das formas é a própria empresa gerar recursos para financiar sua operação pelo Capital de Giro. Isso não é automático, ela deve rever sua posição financeira e atrelar ações a sua estratégia operacional, falamos disso no artigo 7 alavancas para gerar caixa na empresa e crescer.

O que procurar nas informações financeiras

Fluxo de Caixa – Dados fictícios

Embora cada empresa suas características e indicadores a perseguir existem fatores principais que devem sempre ser observados nas avaliações de informações e demonstrações financeiras.

Receita de Vendas

Encontrado na DRE (Demonstração de Resultados de Exercício) na linha superior. Ela vai demonstrar o quanto a empresa gera de receita em um determinado período. Isso oferece uma boa comparação com as despesas e o lucro líquido, e é uma excelente métrica a ser perseguida.

Lucratividade

Falamos deste fator no texto logo acima. Além da comparação é preciso observar seu comportamento histórico.
A expectativa é que o empresário consiga aumentar a lucratividade ao longo do tempo e não ter grandes oscilações.

Fluxo de Caixa

Observar o fluxo de caixa também é algo essencial, pois é comum você ter alguma variação em função de sazonalidade, características do negócio, dívidas, entre outros. Se o negócio gera pouco caixa ele fica desprotegido em momentos de problemas, e sabemos que no brasil eles podem aparecer com alguma frequência.

Indicadores do negócio

Você pode ter indicadores de negócio que ajudem a enxergar melhor o seu negócio como Custos de Servir, Custos de Aquisição de Clientes, entre outros que servirão para tomar decisões.

Como manter em ordem as informações financeiras

Muitos empreendedores têm a ciência da importância de cuidar bem das finanças para enxergar bons indicadores e demonstrações. Quando isso acontece, eles acabam cuidando operação financeira da empresa.

Porém, conforme o negócio cresce, o seu foco acaba sendo desviado para outros assuntos e há dispersão do esforço inicial.

Sabemos que ter uma equipe especializada pode ter um custo elevado, por isso uma saída eficiente pode ser terceirizar e contar com uma operação dentro de um sistema.

Na KashFlow oferecemos uma operação de BPO Financeiro e uma estrutura de análise de demonstrações para dar a segurança para Empreendedores.

Assim cuidamos do trabalho pesado de forma eficaz para garantir que você terá seu negócio na mão e poderá cuidar do crescimento. Agende um papo com nossos consultores hoje mesmo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Como empreendedores podem usar informações financeiras?”

5 razões da importância de dados financeiros em tempo real

[…] Finanças […]

5 melhores práticas de contas a pagar para sua PME - Kash Flow

[…] Finanças […]

KashFlow – CFOaaS

Fundada em 2022, a KashFlow apoia PMEs e Startups a estruturarem seus processos financeiros.

 

Isso permite terem mais lucratividade e a garantirem a sobrevivência com boas soluções financeiras.

 

Ser um Kasher significa: ser parceiro e envolvido + estar cercado de gente boa + estar disposto a aprender.

 

KashFlow, trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.

 

Rua Sergipe, 475 – Sala 401 – Higienópolis, São Paulo – SP, 04021-051

 

Tel: +5511 5198-8900

 

CNPJ: 48.417.292/0001-99

Depoimentos