Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
O que é um CFO terceirizado

Finanças

O que é um CFO terceirizado

leandroo
Escrito por leandroo em outubro 21, 2022
Junte-se aos empreendedores que não param

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma pergunta recorrente em qualquer empresa ou startup é quando ter uma estrutura de área financeira, com Diretor CFO, coordenadores e analistas. Isso acontece, pois, muitas vezes essas atividades são desempenhadas pelos próprios sócios ou Founders.

Conforme uma empresa vai crescendo, existe até a contratação de profissionais financeiros ou ainda o aproveitamento de outros da área administrativa para as funções operacionais. Quando isso ocorre, normalmente, são assistentes e analistas e a organização continua sem um profissional especialista para conectar as finanças na estratégia da empresa.

Com o acúmulo de função dos sócios, tais como: pensar na operação, no marketing e nas vendas, o financeiro acaba sendo negligenciadas. Isso ocorre por existir uma sensação que está tudo ok quando a empresa tem pago os fornecedores e existe dinheiro em caixa. Mas, a empresa pode estar perdendo dinheiro ou oportunidades de ser mais eficiente.

Sem uma estrutura financeira as PMEs e Startups acabam não introduzindo dados e indicadores na sua estratégia. Isso reduz a capacidade de decisão, de entender os caminhos seguidos, e até de reduzir despesas que não são estratégicas. Falamos disso em O que um CFO pode fazer por uma PME.

Já neste artigo vamos falar de uma opção vantajosa, a de CFO terceirizado principalmente em operações onde ter um colaborador em tempo integral possa parecer impossível. Vamos lá.

O que são serviços terceirizados de CFO

Vamos primeiro entender as funções de um Diretor Financeiro CFO, existem três principais;

  • Gestão de Recursos – Trata da utilização eficiente de recursos, redução de custos e cuidados para manter o caixa da empresa.
  • Gestão de Riscos – Avaliação e Mitigação de riscos internos e externos, permitindo que a empresa de antecipe e minimize situações adversas.
  • Estratégia Corporativa – Apoio e suporte ao CEO e a empresa para indicadores e análises de sua evolução bem como traduzir a estratégia no orçamento.

Então com essas três frentes o CFO é responsável por tudo relacionado as finanças da empresa. Ele combina responsabilidades tácticas e estratégicas dentro da empresa. Por isso trata-se de um profissional essencial em qualquer organização.

Um CFO, quando terceirizado vai cumprir essas mesmas tarefas desempenhadas pelo profissional de tempo integral. Uma das diferenças é que ao invés de ser um colaborador CLT da empresa ele trabalhará por contrato.

Assim é possível fixar que esse profissional atue através de uma taxa de assinatura ou por uma meta estabelecida.

Por que devo terceirizar meus serviços de CFO

Já falamos sobre ter um profissional de finanças na empresa. Chega um momento que o sócio que acumulava essa função não consegue mais dar atenção ao tema e não ter alguém olhando. Isso prejudica o desenvolvimento futuro, ou ainda já estar travando o crescimento da empresa.

São dados, indicadores, processos, tudo envolvendo a tomada de decisões estratégicas. Nesse momento é necessário à sua contratação e a terceirização é uma boa solução. Existem bons benefícios para isso:

Economia de dinheiro

Contratar um profissional CFO é bastante caro. Além do salário, esse profissional costuma receber bônus diversos. A remuneração média mensal é em torno de R$ 14 Mil, sendo normal a remuneração adicional de mais de R$ 30 Mil conforme podemos ver na figura abaixo.

Para empresas PMEs e Startups esse investimento não é possível, e quando é, existem tantas outras prioridades, com investimento na operação, onde a contratação do profissional é despriorizada.

É aqui que a terceirização faz bastante sentido. Pagando um CFO as a Service, você adequa às suas necessidades e o custo fica por uma fração disso.

Você não negligencia o financeiro e ainda economiza na empresa.

Economia de Tempo

Contratar e ter um profissional especializado te permite economizar tempo.

Temas como previsão e análise de resultados, orçamento, redução de custos, todos tratados por um CFO podem ser mais fáceis quando tratado por um especialista.

Em uma PME ou Startup ter um profissional somente para isso pode ser um exagero, porém um CFO sob demanda é uma solução para manter as finanças da empresa bem tratada e focadas no que é importante.

Vantagens dos serviços terceirizados de CFO

Vejamos algumas vantagens de contratar serviços terceirizados de Diretor Financeiro:

Crescimento acessível

Um CFO em tempo integral é inacessível para muitas empresas.

A terceirização permite que a sua empresa tenha e se aproveite da experiência de um profissional de nível CFO
Além de permitir que exista uma contribuição financeira especializada na sua empresa por uma fração do custo.

Maior Flexibilidade

A maioria das pequenas empresas e startups possuem a capacidade de crescer rapidamente no mercado. Isso exige níveis diferentes de serviços e necessidades.

Contratando um CFO as a Service é possível engajar de acordo com o momento da empresa e conectar o trabalho a necessidade atual.

Perspectiva Externa

Um CFO as a Service consegue colocar uma opinião externa à mesa. Ele não está no dia a dia da empresa e não está enviesado.

Esse profissional ou empresa pode atuar com diversas empresas, existe a possibilidade de ele dar melhores contribuições e gerar uma perspectiva diferente na gestão.

Como escolher um serviço de CFO as a Service

Como qualquer contratação ao escolher uma empresa ou profissional como CFO, você deve analisar se este é o mais adequado para a sua empresa. Algumas dicas podem te ajudar:

Experiência relevante

Ao contratar um CFO as a Service avalie as experiências do profissional ou do executivo se for uma empresa. Ele deve ter uma carreira voltada para as finanças além de conhecimento de gestão.

Ao analisar seu histórico (currículo), avalie se as experiências dele cobre tanto atuação com grandes empresas, como pequenas e se tem experiência como consultor. Isso permite que ele conheça a necessidade de sua empresa, de boas práticas e possa aplicá-las.

Suas necessidades

Ao contratar uma solução de CFO as a Service tenha uma conversa para alinhar os seus objetivos.

Essas empresas oferecem uma gama de serviços como a Terceirização Operacional do financeiro e entender os serviços permitirão que você contrate adequadamente.

Consultor ou uma equipe

Na terceirização de um CFO você pode escolher um profissional autônomo ou uma empresa que preste esse serviço. Ter um único consultor pode ser mais barato, porém estando em uma estrutura você terá acesso a mais profissionais. Afinal um CFO não resolve tudo sozinho, ele precisa ter uma boa estrutura de gestão financeira, tecnologia e pessoal competente para tocar a área.

Além disso, em uma empresa, como a KashFlow, nos atualizamos a todo momento para que os nossos profissionais tenham a possibilidade de atender da melhor forma sua empresa.

Conclusão

Ter um especialista de finanças em sua equipe não significa gastar muito dinheiro. Afinal, você pode não ter atividades para um profissional em tempo integral.

Uma solução é a terceirização do CFO com vantagens em economia de recursos e especialização dos profissionais.

Você poderá acessar uma série de serviços conforme a necessidade e ter o atendimento de uma equipe completa.

Assim é a KashFlow – CFO as a Service, que oferece esses serviços. Entre em contato e converse com um consultor para entender como podemos ajudar a sua empresa.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “O que é um CFO terceirizado”

O que você deve saber antes de vender sua Startup - Kash Flow

[…] Finanças […]

KashFlow – CFOaaS

Fundada em 2022, a KashFlow apoia PMEs e Startups a estruturarem seus processos financeiros.

 

Isso permite terem mais lucratividade e a garantirem a sobrevivência com boas soluções financeiras.

 

Ser um Kasher significa: ser parceiro e envolvido + estar cercado de gente boa + estar disposto a aprender.

 

KashFlow, trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.

 

Rua Sergipe, 475 – Sala 401 – Higienópolis, São Paulo – SP, 04021-051

 

Tel: +5511 5198-8900

 

CNPJ: 48.417.292/0001-99

Depoimentos