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O que você deve saber antes de vender sua Startup

Gestão

O que você deve saber antes de vender sua Startup

leandroo
Escrito por leandroo em novembro 24, 2022
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O objetivo de muitos founders de startup é vender a sua empresa e escalar suas operações e pode ser o seu também, não é mesmo?

Porém, a venda e a saída podem não ser o melhor negócio para a empresa, principalmente se você não observar alguns aspectos da operação. Sempre é melhor trazer o tal do Smart Money, o dinheiro inteligente para sua empresa crescer.

Sabe, eu estive na equipe de M&A como PMI (Post Merge Integration) da Edutech Arco Educação pude ver de muitas perspectivas várias aquisições. Com isso analisei diversas questões que devem ser obsevadas antes de você fazer um negócio.

Vamos ver essas questões importantes.

Conheça quem está adquirindo a sua Startup

Esse é o primeiro passo para entender a sua vida após a aquisição. Vai fazer total diferença entender se dá match essa relação entre vocês.

O comprador é uma empresa tradicional ou startup

A expectativa é quanto mais tradicional for a empresa compradora maior será a distância da cultura que será observada.

A distância cultural pode ser insuportável. Já vi equipes inteiras questionando usar o Teams no lugar do Slack rs. Então preste atenção ao mundo corporativo que vai entrar.

Se a aquisição for por uma outra startup, a cultura pode parecer bastante semelhante e a integração será mais suave, inclusive encontrará sinergias em ferramentas, modelos e políticas.

Integração pós M&A

Durante o período que estive na Arco Educação experimentei diversos formatos de integração. No mercado existem cias profissionais em integrar adquiridas no D+1.

Então entenda os planos de integração do seu comprador, isso ajuda a se preparar, assim como entender cenário de funcionário e clientes. Não estranhe se no D+1 você estiver integrado ou se ainda você tiver anos de integração.

Entender e negociar esse aspecto é algo que você não deve negligenciar.

Conheça a cultura do adquirente

Conviver com uma cultura diferente por 2 a 3 anos pode matar tudo o que construiu, embora possa parecer que passa rápido.

É necessário entender se as culturas, que serão sim, diferentes não tem como, tem pontos em comum e sinergias que possibilitem a convivência harmoniosa até a integração.

Falamos sobre mundo corporativo e startup. Mais fora destes aspectos temos os pontos culturais, que são essenciais em uma organização.

Saiba o motivo de estar sendo adquirido

Você já entendeu quem está te adquirindo, agora vamos aos motivos. Existem 5 modelos de aquisição, e você deve entender o modelo que se enquadra a sua aquisição.

Novo produto e nova base de clientes

Neste modelo você conhece mais do que o adquirente. Então você deve preservar o negócio, pois o comprador pode atrapalhar o negócio. Negocie a independência da Business Unit e tente ter um poder de decisão alto. Cuidado com esse tipo de negócio.

Novo produto ou serviço, mas mesma base de clientes

Esse é o modelo mais comum no mundo dos M&A. Aqui você deve ceder a uma integração mais rápida pois é um caminho para um sucesso para ambos os lados. Facilite o processo e integre as agendas.

Nova base de clientes, mas mesma categoria de produto

Aqui o ganho é o seu conhecimento da base de clientes. Preserve ele no início do processo, mais esteja pronto e preparado para compartilhar conhecimento e se integrar a operação base.

Mesmo produto e mesma base de clientes

Aqui é simples, você será integrado e exterminado como concorrente. Simples assim. Então não tenha grandes expectativas no processo e faça uma boa negociação.

Seu Time é de estrelas

Sua equipe é muito boa, e a sua aquisição é para conquistar essa tão sonhada equipe. O seu negócio não é essencial, e é uma saída para uma aquisição de material humano em massa.

Conclusão

Receber recursos e vender a sua startup poder ser necessário para começar a escalar do seu negócio. Mas tente sempre entender o contexto da operação.

Em seu negócio, um CFO te ajudará a entender os principais indicadores, como Burn Rate, Runway, Margem, Ebitda (veja nosso Webinar sobre Caixa em Startup).

Com relação à venda da empresa entenda além da diluição, quem é o adquirente e a motivação para que ele se concretize. Tente sempre trazer Smart Money para a sua empresa, aquele dinheiro que ajuda a multiplicar o resultado, de várias formas dentro do seu negócio.

A KashFlow tem ajudado empresas e Startups a entenderem seus negócios e crescer. Marque com nossos consultores e saiba como podemos te ajudar.

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