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5 ações para se ter mais empatia na comunicação

Gestão

5 ações para se ter mais empatia na comunicação

leandroo
Escrito por leandroo em agosto 11, 2022
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Você já parou para pensar na importância da empatia no ambiente de trabalho? Nos tempos atuais isso é uma grande competência profissional, e as pessoas que a adotam possuem bastante destaque.

Adotar uma comunicação mais empática, pode ter muitos resultados na conclusão de trabalhos conjuntos, projetos multidisciplinares e no ambiente de trabalho. Isso pode significar um grande resultado de produtividade e crescimento para a empresa e para as pessoas.

Em empresas que valorizam as Pessoas, é imprescindível adotar uma comunicação empática. Isso pode até ser um  traço cultural. Por isso vamos falar mais sobre o tema.

O que é empatia

A primeira questão a considerar é o significado de empatia. Empatia é a capacidade de entender e compartilhar dos sentimentos de uma outra pessoa.

Existem dois tipos de empatia: a empatia afetiva ou emocional e a empatia cognitiva.

A empatia afetiva é a empatia natural de qualquer ser humano a responder aos estímulos dados por outras pessoal. Assim quando uma pessoa está chorando, estendemos a mão e oferecemos um lenço, ou ainda quando uma pessoa sorri, respondemos com um sorriso.

Já a empatia cognitiva é quando nos esforçamos para sentir o que a outra pessoa está sentindo ou passando. Fazemos isso para entender a pessoa e interagir melhor com ela.

Uma forma de entender a empatia é discutir o que não é empatia. Compaixão não é Empatia. A compaixão é lamentar ou sentir pena do infortúnio de outra pessoa, portanto, a compaixão descreve o nosso sentimento.

Já a empatia é quando eliminamos os nossos sentimentos para conectar no sentimento da outra pessoa. Significa compreender por que a outra pessoa está triste e interiorizar o que ela sente.

Perceber outras conversas e ajustar condutas

Um primeiro passo para melhorar a nossa comunicação e identificar como podemos agir é adotar uma postura de perceber a nossa volta como as comunicações acontecem.

Faça isso no dia a dia, no escritório, no transporte público, ou ainda em um passeio. Observe como duas pessoas dialogam, seu tom de voz, expressões e a comunicação não verbal.

Em pouco tempo você terá um diagnóstico do tipo de comunicação que é mais eficiente e passará a adotar hábitos importantes.

Ouvir atentamente

Comunicar não diz respeito a falar, pois, o que devemos fazer para uma comunicação empática, é escutar.

Mais não se tratar de ouvir simplesmente. Nos tempos atuais de muita informação e dinamismo muitas vezes não damos a devida atenção para as conversas. O ato de ouvir é o ato de prestar a atenção plena e interessada no que o outro tem a dizer.

Tente fazer isso sem interromper o interlocutor. Certa vez em um treinamento, a dinâmica era escutar por dois minutos sem interromper, te digo, foi difícil.

Ao ouvir de forma plena, você estará mais próximo de entender o outro e demonstrar esse interesse genuíno.

Fazer perguntas e se conectar

Muito bem, no passo anterior, indicamos a escuta, certo. Chega o momento onde você terá a oportunidade de fazer suas considerações.

Ocorre que muitas vezes ficamos ansiosos por isso, e podemos “atropelar” o raciocínio e a conversa.

Então antes de iniciar a sua opinião, faça perguntas e explore mais o que se passa com o interlocutor. As perguntas farão você entender melhor o contexto, e principalmente conectar o outro com a sua opinião.

É normal quando damos esse espaço de perguntas, gerar reciprocidade, que se transforma em atenção a sua fala. Pratique isso, pois transformará a sua comunicação.

Entender a necessidade de comunicação do outro

As pessoas são bem diferentes em termos de necessidade na comunicação. Se a gente for diminuir o grupo em duas opções, perceberemos que temos os extrovertidos e os introvertidos.

Para cada um deles, a forma de transformar a comunicação empática é entender a necessidade e atuar de forma distinta.

Os extrovertidos possuem a característica de quererem conversar, abordar um tema de forma completa. Para estes, perguntas devem ser mais gerais para que eles possam explorar e contar todo o seu raciocino. Aqui, perdemos a empatia se interrompemos ou se não permitimos a manifestação de suas ideias de forma plena.

Para os introvertidos, existem um sistema de defesa onde na ameaça a pessoa se fecha. Portanto, devemos cuidar para que a pessoa não se sinta ameaçada, e principalmente que você indique a direção correta do que é preciso na conversa. Ser direto aqui é essencial para a comunicação com um introvertido.

Ao longo do tempo, com a frequência de comunicação com determinada pessoa, você pode observar qual é o tipo de conversa que permite a pessoa a se conectar de forma plena.

Reconhecer comportamentos tribais

Olha, não se trata se ser inclusivo ou não, mais temos que reconhecer que temos certo comportamentos tribais que somente podem ser entendidos com o estudo da antropologia.

Para nós, humanos, é muito mais fácil nos organizarmos em grupo, e compartilhar a empatia com ele. Pessoas semelhantes possuem intimidade e sentimentos parecidos, então é mais fácil esse reconhecimento.

Bem, sabendo disso, revise a comunicação empática quando está conversando com um outro grupo. Isso ocorre muito nas empresas, e um pouco de confusão pode ocorrer quando a quantidade de pessoas é elevado, por exemplo, em reuniões.

Quando um entrave ocorrer, é mais fácil ajustar com uma pessoa do outro grupo, pois quando duas pessoas conversam, elas se entendem, já grupos podem ser mais difíceis.

Conclusão

Vimos um pouco sobre comunicação empática e sua importância. Vimos que a empatia é um movimento interessado de entender o sentimento do outro.

Desta forma, a empatia requer ação. Os pontos indicados aqui se assumidos por você pode transformar a sua comunicação. Você ainda pode fazer um curso e entender mais sobre o tema.

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