Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
7 ações para fazer agora na PME e começar o ano crescendo

Gestão

7 ações para fazer agora na PME e começar o ano crescendo

leandroo
Escrito por leandroo em novembro 29, 2022
Junte-se aos empreendedores que não param

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estamos chegando no último mês do ano, e existem tarefas que podemos fazer para preparar a empresa para crescer, melhorar a competitividade, se estruturar e seguir o forte no próximo ano.

Portanto, se você não está envolvido em uma época de vendas sazonal, considere essas dicas e se prepare para começar bem em janeiro. Vamos às dicas.

Cuide dos Relatórios Financeiros

Sabemos que o dia a dia corrido do empreendedor faz com que nem sempre nos apliquemos em analisar os relatórios financeiros.

Avalie se você está devendo documentos ao seu contador para que ele finalize bem os relatórios contábeis deste ano. Se faltam informações para os relatórios financeiros e os demonstrativos de resultado foque em entregar essas informações e comentários.

Isso é bem comum quando cuidamos sozinhos do financeiro ou ainda não temos um backoffice financeiro nos apoiando em nosso negócio.

Tente entender se o plano de contas está adequado para que você possa entender o seu negócio. Fazemos um trabalho com os nossos clientes para que eles compreendam bem os relatórios.

Avalie o seu ciclo de vendas e recebimento

Tendo todas as contas lançadas e reconciliadas, uma boa avaliação é entender o comportamento de como foram as suas vendas durante o ano.

Entender a sazonalidade, os resultados, o que você fez que deu mais resultados e principalmente o ciclo de recebimento dos seus clientes.

Saber que além de vender e com margem, é essencial receber e rápido. É este o momento que o dinheiro das vendas vira caixa para que você possa pagar contas, salários e transformar o lucro em dinheiro.

Muitas empresas lucrativas possuem problemas, pois não convertem bem suas vendas em caixa e acabam tendo que recorrer à antecipação de vendas e a empréstimos e assim a sacrificar suas margens.

Ter o financeiro organizado, pode ajudar a ter visibilidade deste número e converter melhor suas vendas em dinheiro efetivo e cuidar da inadimplência e do contas a receber. Avalie bem o seu ano com relação a esse tema.

Lide com sua lista de tarefas deste ano

O mês de dezembro é um mês mais tranquilo em termos de atividades das diversas áreas da empresa. Se a sua agenda e a de outros está tranquila, revise as atividades ainda não executadas, principalmente a de tarefas não priorizadas.

Será um bom momento para você delegar atividades para alguns membros da equipe mais tranquilos. Não tem problema se você tem dificuldade para delegar tarefas, criamos um treinamento rápido e com uma planilha super prática para te ajudar no KashAcademy.

Lembre-se de começar o ano livre de atividades: organize seus arquivos, responda a e-mails, limpe sua caixa de entrada e organize o restante de sua papelada e documentos.

Comemore os sucessos e aprenda com os fracassos

Precisamos comemorar, esse foi um ano duro para os empreendedores de todos os setores. Isso ajuda a revigorar as forças para o próximo ano. Além disso, precisamos reconhecer as pessoas que contribuíram para o que sua empresa conquistou.

Planeje uma festa de fim de ano no escritório para comemorar as realizações. Da mesma forma, identifique as falhas do ano anterior e destaque as áreas em que sua empresa pode melhorar.

Use essas falhas como experiências de aprendizado que podem ser usadas para definir melhores metas para o próximo ano.

Defina novas metas, estratégias e planos

Antes do início do novo ano, você deve ter um orçamento anual, um conjunto de novas metas anuais e um plano de ação sobre como pretende atingir os resultados esperados.

Dessa forma, você não perderá tempo, lutando para encontrar uma nova direção, assim que os negócios começarem em janeiro. Não esqueça de conectar o financeiro e os indicadores corretos a sua estratégia. Um CFO, mesmo que part time poderá te ajudar neste objetivo.

Prepare sua infraestrutura para o crescimento

Com a definição das metas vem a necessidade de uma infraestrutura para o crescimento. Um dos segredos de sucesso para a infraestrutura é transformar custos fixos em variáveis. Desta forma a sua estrutura poderá escalar de acordo com o seu crescimento fazendo com que você não tenha que desembolsar muitos recursos.

Você poderá ter que contratar mais prestadores de serviços e representantes de vendas, por exemplo. Pense e se prepare no tempo necessário para que execute essas ações. Uma outra sugestão é ter uma equipe de backoffice escalável, com a terceirização do seu financeiro, isso facilitará concluir essas tarefas com facilidade.

Planeje suas férias e estudos

Empreendedores estão sempre trabalhando, então pense em algum descanso e em momento para isso. É vital para sua felicidade e saúde geral, por isso você deve priorizar suas férias.

Reserve tempo também para eu próprio desenvolvimento profissional, aprimorando seu conhecimento para os negócios, habilidades de gerenciamento e habilidades de liderança.

Aqui na KashFlow lançamos o Academy, facilitando para nossos clientes, seus colaboradores o conhecimento de forma rápida e acionável a conhecimentos de finanças, processos e gestão. Você também pode conhecer acessando o site: https://academy.kashflow.com.br/

Conclusão e cuide do seu Backoffice

Nenhuma empresa de pequeno ou médio porte é pequena demais para um backoffice de alta competência. Isso impede o crescimento consistente das empresas.

Se o seu backoffice carece de políticas e procedimentos sólidos, repense sua estratégia, pois precisa de uma boa estrutura. Muitas PMEs estão se beneficiando de terceirizar o seu backoffice para ter essa estrutura especializada.

Se você quer saber mais como a KashFlow pode te ajudar marque com nossos especialistas e comece bem o próximo ano.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

KashFlow – CFOaaS

Fundada em 2022, a KashFlow apoia PMEs e Startups a estruturarem seus processos financeiros.

 

Isso permite terem mais lucratividade e a garantirem a sobrevivência com boas soluções financeiras.

 

Ser um Kasher significa: ser parceiro e envolvido + estar cercado de gente boa + estar disposto a aprender.

 

KashFlow, trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.

 

Rua Sergipe, 475 – Sala 401 – Higienópolis, São Paulo – SP, 04021-051

 

Tel: +5511 5198-8900

 

CNPJ: 48.417.292/0001-99

Depoimentos