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Como apoiar colaboradores após um evento de layoff na empresa

Gestão

Como apoiar colaboradores após um evento de layoff na empresa

leandroo
Escrito por leandroo em setembro 26, 2022
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Eventos como a pandemia, a crise de oferta de produtos, a inflação, o cenário político polarizado e a guerra na Ucrânia gerou uma cautela em investidores e isso fez o investimento diminuir. A fim de que os resultados não sejam comprometidos, muitas empresas e principalmente Startups tem realizados uma série de Layoffs.

Layoff é um termo que se refere a estratégia empresarial que se baseia em um conjunto de medidas temporárias para diminuir o gasto com pessoal.

Em países em que a legislação permite normalmente é uma suspensão temporária dos contratos de trabalho. Já aqui no brasil, a ação mais realizada é a demissão em massa a fim de realizar esse ajuste.

Esse ano já tivemos uma série de demissões em Startups importantes do ecossistema, como o Quinto Andar, Loggi, Loft e Vtex. No mercado global, temos Tesla, Shoppe, e mais recentemente há notícias que Google e Facebook farão o mesmo com a demissão de 10% de sua base de colaboradores.

O resultado destas ações são questionáveis. Alguns estudos apontam que é ignorado por essas empresas que a economia imediata pode ser inferior à perda de oportunidades futuras. Isso ocorre, pois, ao se cortar pessoal, as empresas perdem a capacidade de competir de forma eficaz, minam a cultura e a moral dos que ficam é prejudica.

Um Estudo Econométrico do IZA – Institute of Labor Economics da Alemanha, demonstra que a produtividade dos que ficam caem em média 12%.

Esses prejuízos em produtividade não contam com a perda de conhecimento da organização que é levada pelos colaboradores demitidos. Tratamos deste tema de custo do conhecimento neste artigo: Conheça os benefícios de incentivar o compartilhamento do conhecimento

Bem, dito tudo isso, se você é um gestor e sua empresa fez um Layoff, ou demissões em massa, o seu papel é fundamental agora. Saiba como agir e apoiar os colaboradores que ficam na empresa, vamos ver mais nesse guia.

Efeitos nos colaboradores sobreviventes após um layoff

Uma imagem comum após o processo de layoff nas empresas, é que colaboradores sobreviventes ficarão gratos e trabalharão de forma mais produtiva após o processo. Isso é um mito, e pesquisas apontam o caminho inverso.

Segundo um estudo realizado pelo Leadership IQ, 74% dos funcionários que mantiveram seus empregos em meio a uma demissão corporativa dizem que sua produtividade diminuiu desde a demissão.

Isso acontece devido ao Estresse e Ansiedade gerados no processo de layoff. Esses eventos adversos são conhecidos também como “Culpa do Sobrevivente”. Vamos ver mais destalhes desse estudo:

  • 74% dos funcionários que mantiveram seus empregos em meio a uma demissão corporativa dizem que sua própria produtividade diminuiu desde a demissão;
  • 69% dizem que a qualidade do produto ou serviço de sua empresa diminuiu desde as demissões;
  • 87% dos trabalhadores sobreviventes dizem que são menos propensos a recomendar sua organização como uma ótima organização para se trabalhar;
  • 64% dos trabalhadores sobreviventes dizem que a produtividade de seus colegas também diminuiu;
  • 81% dos trabalhadores sobreviventes dizem que o serviço que os clientes recebem diminuiu;
  • 77% dos trabalhadores sobreviventes dizem ver mais erros e enganos sendo cometidos;
  • 61% dos trabalhadores sobreviventes dizem acreditar que as perspectivas futuras de sua empresa são piores.

Diante disso, para que o processo tenha resultados é preciso que a empresa oriente seus gerentes a lidar com o processo e suas consequências. O líder deve, portanto, gerenciar e engajar novamente os funcionários além de fornecer apoio moral.

O papel da liderança é essencial e vamos ver como fazer isso.

1- Cuide do luto dos sobreviventes no layoff

A vida e o trabalho estão interligados. Normalmente passamos um bom tempo tendo interações com pessoas, mesmo dentro do formato hibrido de trabalho.

Perder um colega de trabalho próximo pode desencadear um luto, um sentimento de dor. Isso não vem somente com o sentimento de tristeza e perda. O luto pode vir carregado de culpa, raiva, incerteza, arrependimento e muito mais.

A perda de uma pessoa no trabalho, pode fazer com que o negócio e as atividades saiam do foco principal. Quando isso acontecer reconheça os sentimentos de sua equipe e principalmente, honre as contribuições dos ex-colegas, é um erro passar por cima de uma contribuição, e será mal percebido por todos.

Você pode incentivar que os funcionários entrem em contato com o ex colega de trabalho para certificar que ele está bem.

Outra ação é dar um bom exemplo oferecendo apoio emocional e na busca de uma nova colocação dos demitidos, revisando seus currículos e apresentando a sua rede de networking.

2 – Seja sincero porque o layoff está ocorrendo

Neste processo de layoff a comunicação com as equipes é um ponto crítico de sucesso. Ela deve ser feita de forma direta e franca, e deve esclarecer o que acontece com a empresa e o que motivou as demissões.

Lembre-se de não adoçar, pois, isso pode causar mais dor as pessoas e principalmente, não se defender, afinal esse é o seu trabalho. Além disso, defender sua decisão e se fazer de vítima como “Você não tem ideia de como isso foi difícil” pode levar a pessoas retirarem a confiança em você e ficaram assim, mais desmotivadas.

Você deve detalhar informações com os colaboradores para que eles entendam o cenário. Ajuda e muito contar sobre:

  • Quais foram as opções da empresa antes da ação e o que foi realizado.
  • O que está sendo feito para facilitar a recolocação dos demitidos.
  • Ainda se há planos para recontratar os demitidos com a recuperação dos negócios.

Torne claro o que está sendo feito para a estabilidade e o futuro da Cia.

Tornar a empresa aberta aos ex colaboradores também poderá auxiliar, já que é provável que os sobreviventes se esforcem mais com seus resultados.

3- Reconecte o trabalho com o propósito

Uma outra ação para assegurar que os colaboradores retornem ao foco original é reconectar ao propósito do trabalho. Todo trabalho é importante, e esse vínculo nem sempre é tão obvio, principalmente em equipes de Backoffice.

Após tratar a comunicação de forma sincera, cuidar das emoções, chega a hora de articular o proposito e os valores da organização.

Contar como o trabalho ou o produto da empresa atende o mercado e muda a vida dos consumidores e da sociedade, fará com que o trabalho seja visível à serviço da sociedade.

Além disto resgate pontos da Cultura da Organização e como as ações futuras se conectam a ele. Isso ajudará a direcionar bem a sensação de pertencimento as bases que construíram a cia até aquele momento.

4- Mostre cuidado com os colaboradores em dificuldades

Alguns colaboradores podem ter que precisar de ajuda adicional, mostre cuidado com estes. Ajude a equipe e pessoas a priorizarem o trabalho, redefinindo as prioridades de entregas quando da capacidade reduzida.

Isso ajudará a evitar uma sensação adicional de esgotamento pelo processo de layoff. Envolva também a equipe para ajudar a priorizar o que deve pausar ou ser cortado de entregas.

Torne-se disponível para a equipe. Alguns dos seus ressentimentos podem fazer que você líder, ficar meio escondido e distante da equipe.

Se distanciar apenas reforçará seus medos e amargura. Se aproxime das pessoas e mostre que você se importa com elas.

5- Seja um exemplo para sua equipe

A melhor forma de liderar é pelo exemplo. Falamos isso sempre neste blog e consideramos Jesus o maior líder pelo exemplo. Você deve se configurar como um exemplo e dar pistas como está contornando a turbulência de forma sincera.

A primeira parte é demonstrar que como pessoa você pode ter vulnerabilidades. Admitir isso e compartilhar maneiras produtivas de lidar neste cenário pode ajudar seus liderados a reconhecer que é seguro mostrar suas emoções. Isso também cria um senso coletivo de comunidade e apoio.

Não desleixe de seu autocuidado. Nestes processos você pode negligenciar um autocuidado, e ao fazer isso seus liderados podem sentir que espera o mesmo deles. Cuide de sua alimentação, sono e aspectos físicos.

E, demonstre resiliência ao tratar do futuro incerto.

A ansiedade pelo futuro é um sentimento comum. Demonstre sua capacidade de “abraçar” o desconhecido e fale abertamente como está lidando como os próximos eventos, isso ajudará sua equipe a seguir esse rumo.

Conclusão

Se você é gestor e sua empresa fez um processo de demissão em massa, o seu papel será essencial para os colaboradores que ficaram.

É muito importante que você reconheça os sentimentos daqueles que ficam e cuidar das necessidades destes colaboradores. Você deve se dedicar aos colaboradores, comunicando com transparência e se tornando acessível a todos.

Espero que o guia tenha te ajudado, são dicas sinceras e que recomendo a todos que vivam por uma situação como esta. Estamos juntos!

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3 Replies to “Como apoiar colaboradores após um evento de layoff na empresa”

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