Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Você reconhece seus colaboradores? Saiba como melhorar

Gestão

Você reconhece seus colaboradores? Saiba como melhorar

leandroo
Escrito por leandroo em setembro 14, 2022
Junte-se aos empreendedores que não param

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe a importância do reconhecimento aos colaboradores? Uma pesquisa da Gallup (que tem a pergunta em seus forms “se a pessoa recebeu um reconhecimento nos últimos 7 dias”) demonstra que ter um líder que sabe reconhecer e faz isso com frequência melhora a produtividade entre 10% a 20%.

De fato, é possível fazer essa suposição pois o reconhecimento traz satisfação e motivação para o trabalho.

Mais por que será que nós lideres não fazemos isso com frequência ou habilidade? Isso é um fato, a pesquisa publicada demonstra que 65% dos colaboradores não receberam algum tipo de reconhecimento no período de um ano.

Vamos falar um pouco disso neste texto, a importância, as características de um líder que reconhece e como melhorar essa habilidade de gestão.

E aqui não vamos te estimular a “inventar” reconhecimento somente para melhorar a produtividade do time, isso não funciona. Você verá como é possível fazer de forma verdadeira.

Importância do reconhecimento aos colaboradores

Você concorda que reconhecer atitudes pode ajudar na motivação do colaborador.

O que de fato ocorre é que existe duas reações importantes ao se reconhecer. O colaborador se sente direcionado e com a certeza das ações que ele está fazendo que estão na direção correta, e, aumenta o sentimento de pertencimento a um time ou equipe.

Isso torna uma pessoa mais confiante. Os efeitos disso podem ser sentidos da seguinte forma:

  • Colabores se sentem mais confiantes.
  • Há uma percepção de tratamento justo.
  • As pessoas se percebem mais bem informadas.
  • Aumenta o esforço adicional as tarefas.
  • Diminui os pedidos de rescisão

Observou os benefícios? Saiba que líderes inclinados a reconhecer possuem algumas características. Vamos ver no próximo tópico.

Características do líder que sabe reconhecer colaboradores

Sabe aqueles líderes que tem a habilidade de reconhecer um bom trabalho ou atitude de seus colaboradores ou pares?

Eles possuem um conjunto de características que você pode observar, e compreender por que são assertivos nesta estratégia.

a) Colaboração e trabalho em equipe

Líderes que promovem o reconhecimento, são mais propensos a criar um espírito de time e valorizam o trabalho em equipe. Reconhecer que o time pode chegar mais longe gerar essa necessidade de feedback constante e reconhecimento.

b) Aberto a receber feedbacks

Saber reconhecer, diz respeito a dar feedbacks positivos, então líderes com essa característica saber a importância de receber feedbacks e agir sobre eles.

c) Construtor de relacionamentos

Outra característica marcante é construir facilmente relacionamentos. Para reconhecer é preciso observar e isso tem a ver com a empatia e o reconhecimento do outro. Pessoas assim mais facilmente constroem relacionamentos verdadeiros.

d) Inspirador e motivador

Aqui, talvez até por questão da produtividade do time, mais líderes que adotam o reconhecimento atingem mais resultados e suas equipes o têm como inspiração e motivação para desempenhar um trabalho melhor.

Embora essas sejam caracteristicas pessoais, a liderança é uma habilidade que pode ser aprendida, por isso passaremos a dar dicas práticas para melhorar o reconhecimento de equipes.

Como melhorar o reconhecimento de equipes

Bem, mas você vai se perguntar, eu não tenho essas características então sem chance, não conseguirei aproveitar os benefícios e aprender as habilidades de um líder assim.

Não pense assim, a liderança é uma habilidade que precisa ser estimulada todos os dias, então vamos colocar as dicas práticas para engajar equipes com o reconhecimento verdadeiro.

Melhore o conteúdo do reconhecimento

  • Ser específico ao reconhecer, ele é mais poderoso do que simplesmente dizer “você fez um bom trabalho”, além disso no especifico é premiado justamente a ação que deve ser lembrada e reproduzida pelo colaborador.
  • Passe a observar as ações e não resultados, eles possuem mais poder para o reconhecimento pontual e frequente, e são mais importantes como direcionador.

Melhore a forma de reconhecer

  • Reconheça as características pessoais para não expor um colaborador tímido por exemplo. Adapte a melhor forma para cada pessoa.
  • Tente ser significativo, escrever notas e cartões pode ser uma boa ideia para aumentar o valor dado ao reconhecimento
  • O reconhecimento imediato é melhor do que o feedback formal, portanto, não perca oportunidades

Aumente a frequência do reconhecimento

  • A frequência te trará maior habilidade no reconhecimento
  • Defina uma meta pessoal, você pode por exemplo definir que toda semana tem que reconhecer uma pessoa, isso o ajudará a perceber mais o entorno.
  • Pense periodicamente: “Quem foi acima ou além de hoje? Quem fez mais do que o esperado? Quem fez uma contribuição útil?” Isso ajudará a escolher bem o reconhecimento.

Conclusão

Todos nós já ouvimos sobre a importância do reconhecimento e, no entanto, muitos líderes não estão fazendo isso o suficiente. Você está fazendo a sua parte?

Esperamos que esse texto seja um lembrete importante para dizer às pessoas – aqueles que se reportam a você e seus pares, o bom trabalho que estão fazendo, e vamos que vamos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

KashFlow – CFOaaS

Fundada em 2022, a KashFlow apoia PMEs e Startups a estruturarem seus processos financeiros.

 

Isso permite terem mais lucratividade e a garantirem a sobrevivência com boas soluções financeiras.

 

Ser um Kasher significa: ser parceiro e envolvido + estar cercado de gente boa + estar disposto a aprender.

 

KashFlow, trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.

 

Rua Sergipe, 475 – Sala 401 – Higienópolis, São Paulo – SP, 04021-051

 

Tel: +5511 5198-8900

 

CNPJ: 48.417.292/0001-99

Depoimentos